0:00:00.349,0:00:05.700
o educador Anísio Teixeira disse: se a gente se preocupa com a democracia a gente

0:00:05.700,0:00:07.700
deve investir na fábrica da democracia
que é a escola pública.

0:00:07.700,0:00:13.769
a democracia de

0:00:13.769,0:00:20.070
todos os regimes que o homem podia
conceber para

0:00:20.070,0:00:24.660
administrar suas coisas certamente é o
melhor. Não é melhor porque é mais

0:00:24.660,0:00:31.290
eficiente, porque produz mais respostas,
porque em algum momento a tirania pode

0:00:31.290,0:00:37.730
dar respostas muito rápidas para alguns
problemas limitados, mas só a democracia

0:00:37.730,0:00:46.829
tem a capacidade de se aprimorar, de
enfrentar situações novas, de evoluir

0:00:46.829,0:00:52.620
conforme mudam as condições
existentes.

0:00:52.620,0:00:59.639
A democracia é um regime humano que é
capaz de lidar com omovimento.

0:00:59.639,0:01:07.140
Todas as outras formas de se governar,
elas estão muito focadas na

0:01:07.140,0:01:12.240
estabilidade, naquela idéia de manter as
condições e evitar qualquer

0:01:12.240,0:01:20.329
transformação que mude aquelas
condições que existe. Mesmo nas

0:01:20.329,0:01:27.539
utopias, naqueles regimes ideais,
o que você tem é um é a ideia de uma

0:01:27.539,0:01:33.350
pessoa se impondo sobre todas as demais, evitando todas as condições que possam

0:01:33.350,0:01:38.280
atrapalhar
aquele meio de funcionamento que é

0:01:38.280,0:01:44.670
considerado ideal. Se a gente olhar o
Admirável Mundo Novo [de Aldous Huxley] a distopia mais

0:01:44.670,0:01:52.380
famosa, ela é muito parecida com a
República de Platão, que seria o

0:01:52.380,0:01:58.829
protótipo de todas as utopias. É uma
coisa feita para eliminar as fontes de

0:01:58.829,0:02:08.280
instabilidade, de movimento,
para perpetuar uma determinada visão de

0:02:08.280,0:02:14.650
sociedade. visão
do processo de decisão, de estrutura social.

0:02:14.690,0:02:19.580
A democracia não, a democracia
com todas as dificuldades que ela tem, ela

0:02:19.580,0:02:27.620
implica em um aprendizado, implica em
você ser capaz de se adaptar às

0:02:27.620,0:02:32.599
circunstâncias novas a uma mudança da
realidade alguma mudança dos padrões

0:02:32.599,0:02:39.709
econômicos há uma mudança nos
paradigmas até científicos. Mas não é uma

0:02:39.709,0:02:48.680
coisa fácil democracia, essa necessidade
de você pensar uma multiplicidade de

0:02:48.680,0:02:54.290
atores, com uma variedade de
circunstâncias, ser capaz de chegar em um

0:02:54.290,0:02:59.000
consenso no ponto comum a partir de
muitos pontos de vista não é uma coisa

0:02:59.000,0:03:04.640
simples.
E não é uma coisa simples porque ela

0:03:04.640,0:03:11.140
implica na disposição de todos esses
atores também desejarem esse objetivo de

0:03:11.140,0:03:16.010
dar uma resposta que não é a resposta
da vitória de um grupo ou de outro, mas

0:03:16.010,0:03:24.370
que é aquela resposta que se aproxima da
verdade, do conhecimento.

0:03:24.370,0:03:29.329
Então de um lado você precisa de uma
cultura cívica muito bem estabelecida,

0:03:29.329,0:03:35.510
das pessoas estarem dispostas a ceder
seu tempo para discutir as coisas que

0:03:35.510,0:03:43.000
são do seu interesses e do interesse público.
De outro que as pessoas estejam dispostas a

0:03:43.000,0:03:51.049
admitir o método fundado na razão, nos
argumentos lógicos, nos dados, em busca,

0:03:51.049,0:03:58.510
não de uma vitória, mas na busca da
verdade, daquele melhor caminho possível.

0:03:58.510,0:04:05.150
Isso não vai acontecer se não tiver
um esforço grande de educação. As

0:04:05.150,0:04:08.829
pessoas
precisam ser treinadas para a cidadania,

0:04:08.829,0:04:17.259
como dizia Espinosa, não é uma situação
natural. Exige um método, um treinamento,

0:04:17.259,0:04:24.610
uma capacitação para que as pessoas
discutam racionalmente, para que esse

0:04:24.610,0:04:33.039
debate seja sujeito a regras lógicas, que
você tenha este objetivo de aproximação

0:04:33.039,0:04:39.820
com a verdade e não com uma vitória de
uma posição ou outra. Significa até essa

0:04:39.820,0:04:47.590
grandiosidade de reconhecer que mais
importante do que ganhar é seguir nesse

0:04:47.590,0:04:57.669
caminho mais próximo da verdade. Não é
uma situação normal, não é uma situação natural. É uma situação que só os humanos

0:04:57.669,0:05:05.740
seriam capazes de conseguir.
em todo o mundo

0:05:05.740,0:05:14.620
Tem toda a nossa natureza instintiva,
como dizia o Carl Sagan nos Dragões do Eden,

0:05:14.620,0:05:23.280
nosso cérebro réptil vai
contra tudo isso vai contra tudo isso,

0:05:23.280,0:05:27.270
vai contra estas necessidades que a gente tem [para que a democracia funcione]

0:05:28.449,0:05:31.810
Então a gente só vai conseguir fazer
isso

0:05:31.810,0:05:37.570
se a gente tiver uma educação forte. O
caminho para isso é a educação. Não é à toa

0:05:37.570,0:05:42.039
que nesse momento negro que a gente
está vivendo aqui na sociedade

0:05:42.039,0:05:46.570
brasileira,
nesse momento de obscurantismo, neste

0:05:46.570,0:05:52.780
momento em que se tenta destruir a
democracia, qual é o grande alvo:

0:05:52.780,0:05:58.620
A Educação. Mais importante ponto que a
gente tem hoje se a gente vai preservar a

0:05:58.620,0:06:07.320
democracia é ser capaz de confrontar
esse ataque à educação.

0:06:07.320,0:06:16.830
Então se a gente deseja democracia a tarefa é essa:
defender a educação pública de qualidade

0:06:18.710,0:06:24.510
Defender uma visão plural da sociedade
é buscar uma solução que não é baseada

0:06:24.510,0:06:34.620
nos instintos, nos ódios, mas nessa
capacidade de enxergar para além de todo

0:06:34.620,0:06:43.410
de todo esse espírito de competição
de rivalidade do instinto animal

0:06:43.410,0:06:54.240
que nos move, para além desses pontos
chegar num nível mais grandioso,

0:06:54.240,0:06:59.820
mais generoso, de construir uma outra
sociedade.

0:06:59.820,0:07:07.230
Então, se você gostou, se você não gostou,
curta, comente, compartilhe e a gente

0:07:07.230,0:07:10.820
continua nossa conversa no próximo vídeo