1
00:00:00,030 –> 00:00:06,030
Um meme que circula na internet diz
que o o homem acorda bom mas o

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00:00:06,030 –> 00:00:13,079
transporte público o corrompe. Esse meme
parafraseando Rousseau tem muito a ver com

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00:00:13,079 –> 00:00:20,550
a nossa vida e do cotidiano aqui de São
Paulo, passando duas, três, quatro, até mais

4
00:00:20,550 –> 00:00:26,070
horas por dia no transporte coletivo
lotado, sujo, ineficiente, sem nenhuma

5
00:00:26,070 –> 00:00:33,390
segurança de horário. Mas a
questão não é só ele ser ruim, porque

6
00:00:33,390 –> 00:00:38,280
além de ser ruim
ele é muito caro, ele é muito ineficiente.

7
00:00:38,280 –> 00:00:44,149
Até mesmo quem não usa o transporte
coletivo também sofre com esse problema,

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00:00:44,149 –> 00:00:47,969
porque a gente respira,
e vai continuar respirando pelos

9
00:00:47,969 –> 00:00:52,199
próximos 20 anos,
a poluição do transporte coletivo porque

10
00:00:52,199 –> 00:00:57,390
a câmara municipal aprovou a lei da
morte

11
00:00:57,390 –> 00:01:05,519
o PL [Projeto de Lei] da morte, que na contramão da
história do mundo, adiou para daqui a 20

12
00:01:05,519 –> 00:01:10,130
anos o cumprimento das cotas de poluição

13
00:01:10,700 –> 00:01:18,420
Mas com relação a ser caro,
além dos 8-9 bilhões que eles [as empresas de transporte coletivo] arrecadam

14
00:01:18,420 –> 00:01:23,789
dos usuários
o Poder Público, a prefeitura, ainda paga

15
00:01:23,789 –> 00:01:31,990
mais ou menos uns 3 bilhões
por ano como subsídio. Para entender este subsídio, é

16
00:01:31,990 –> 00:01:36,520
o seguinte: quando você paga sua passagem,
foi lá e pagou 3 50,

17
00:01:36,520 –> 00:01:44,979
a prefeitura ainda intera e paga mais ou
menos dois reais de reais, 2,20 ,para

18
00:01:44,979 –> 00:01:52,000
complementar essa passagem
e a gente sabe que o serviço deixa muito

19
00:01:52,000 –> 00:01:55,929
a desejar.
o que até porque esse pagamento dos

20
00:01:55,929 –> 00:02:00,909
valores de subsídio não têm praticamente
nenhuma governança, nenhum controle

21
00:02:00,909 –> 00:02:08,229
social, baseada em planilhas que ninguém sabe
bem como funcionam, em dados que as

22
00:02:08,229 –> 00:02:13,810
próprias empresas fornecem. Só para ter
uma idéia do grau de descontrole que

23
00:02:13,810 –> 00:02:21,430
você tem uma auditoria realizada há
cinco anos durante o último [penúltimo] reajuste

24
00:02:21,430 –> 00:02:29,530
da tarifa mostrou que mais de 10% das
partidas de ônibus que estão previstas no

25
00:02:29,530 –> 00:02:37,050
contrato sequer acontece.
O usuário sabe bem disso e sabe que ele

26
00:02:37,050 –> 00:02:41,760
vai esperar o ônibus vai depender não só
do horário, da escala, mas vai depender da

27
00:02:41,760 –> 00:02:48,120
sorte, porque o ônibus pode passar ou pode não passar.
Para tentar mudar um pouco, melhorar um

28
00:02:48,120 –> 00:02:53,780
pouco a situação, dár um pouco mais de
transparência nesses dados, nesse gasto

29
00:02:53,780 –> 00:02:59,280
monstruoso de 3 bilhões que a gente tem sem ter
nenhum retorno de qualidade,

30
00:02:59,280 –> 00:03:03,239
a gente está aqui hoje na câmara
municipal a terceira edição do HackInSampa

31
00:03:03,239 –> 00:03:08,519
que tem como tema: abrir a caixa
preta do transporte coletivo

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00:03:08,519 –> 00:03:16,220
Então continue aqui nos acompanhando a tag HackInSampa

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00:03:16,220 –> 00:03:21,989
e você vai poder acompanhar um pouquinho
do trabalho de mais de 60

34
00:03:21,989 –> 00:03:28,830
desenvolvedores que estão aqui hoje
fazendo um esforço pra abrir essa caixa

35
00:03:28,830 –> 00:03:35,660
preta e a gente saber porque o nosso
dinheiro é gasto.

36
00:03:36,260 –> 00:03:41,790
tanto do nosso bolso como que sai do
subsídio da prefeitura sem produzir

37
00:03:41,790 –> 00:03:50,030
nenhuma melhora do transporte coletivo.
Vamos ver se nesse ano, que só tem tido

38
00:03:50,030 –> 00:03:58,170
más notícias procedentes do transporte
coletivo, a gente consegue dar alguma boa

39
00:03:58,170 –> 00:04:01,950
notícia.
então fica com a gente e até daqui a

40
00:04:01,950 –> 00:04:04,250
pouco